Loading...

Os Festivais

O Festival Internacional de Máscaras do Cariri, em sua primeira edição ofereceu valiosa contribuição para a região e seu desenvolvimento artístico cultural. A máscara influenciou diretamente a criação de diversas atuações teatrais, musicais e de dança, sejam tradicionais ou contemporâneas. Realizar o Festival de Máscaras na região do Cariri é estimular o crescimento de uma região que tem-se desenvolvido vertiginosamente fora do eixo onde se tem maior concentração de recursos, gerando uma economia em torno da rede hoteleira da região e, também, da rede de restaurantes locais, bem como o estímulo a pequenos produtores da cadeia artística (artes visuais, comunicação, artesanato e design), visto que o projeto aumentou o fluxo de turistas na região, colabora para o crescimento das vendas, valorizando a cultura regional, gerando mais emprego e renda para a população. Essas ações estabelecem redes de trocas, conectadas com outras localidades do país e do mundo, proporcionando a circulação de grupos, nacional ou internacional.

O que encontraríamos de comum entre o teatro Nô, as máscaras do Topeng Balinês, nossas catirinas, velhos, Bastião e as africanas? Dos templos de Bali as terreiradas cearenses. E o teatro? Quais são os caminhos de transpô-las à cena contemporânea? O Festival internacional de Mascaras do Cariri propõe este encontro. Fertilizar a cena, reunindo grupos brasileiros e internacionais que desenvolvem importantes pesquisas, em um espaço de intercâmbio, de celeiro de ideias, reverenciando as máscara como ponto em comum destes artistas.

O “ I Festival Internacional de Máscaras do Cariri” foi um acontecimento na Região do Cariri a partir da geminação entre o Festival de Quebec no Canadá com a região do Cariri cearense. O FIMC pretende ser uma sinfonia de história, cor, movimento, sons e sabores que nos fará apreciar as belezas e diversidade das máscaras. O Festival reunirá diversas ações e atividades durante cinco dias de vivências emocionais intensas, desde o processo de formação, quando acontecerá residências e intercâmbios, até o processo de fruição que será realizado pelas apresentações de espetáculos, cortejo, shows, exibição de vídeo e exposições.


2022

Com o tema “Conexões Afetivas”, a Terceira Edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 24 e 29 de maio, nas cidades de Crato e de Juazeiro do Norte. O evento – uma realização da ONG Beatos e Ato Marketing Cultural, aprovado pela Lei Rouanet, conta com uma rede de parcerias como Aço Cearense, SESC Ceará e Pernambuco, Centro Cultural Bando do Nordeste, Secretarias de Cultura de Crato e Juazeiro do Norte, Theatro José de Alencar e Escola Vila da Música.

O projeto foi idealizado pela gestora de cultura Dane de Jade. O FIMC tem parceria com o Festival de Máscaras de Quebec, no Canadá, o Mask’alors e o FIMBÓ – Festival Internacional da Bolonha (Itália). A edição de 2022 traz uma programação com apresentações de espetáculos de várias localidades do Brasil e do mundo. São oficinas, colóquio, feiras, lançamentos de livro, exposições em espaços diversos da cidade com atrações totalmente gratuitas à comunidade.

O objetivo do evento é desenvolver a troca de conhecimento entre os mascaramentos do Cariri com os de outros estados do Brasil – como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina – e com os de países como Argentina, África e Portugal.